REACH & CLP 2017-02-20T17:55:24+00:00

A introdução do REACH (Registration, Evaluation and Authorization of Chemical Substances) veio trazer profundas alterações para a indústria química. BasePoint providencia soluções completas para os seus produtos e substâncias para que estes possam estar em conformidade com o REACH. A nossa equipa está totalmente preparada e formada para usar todos os softwares exigidos pela ECHA como o IUCLID.

Os nossos serviços

Prestamos todo o apoio no registo dos seus produtos.

A fim de demonstrar que os produtos estão em conformidade com as normas europeias é necessário realizar uma avaliação de segurança.

Realizamos dossiers técnicos sobre os seus produtos.

A BasePoint oferece uma equipa com uma vasta experiência na elaboração/revisão das fichas de dados de segurança.

Realizamos avaliações de rotulagem para que o seu produto esteja em conformidade com todas as normas aplicadas ao rótulo de substâncias químicas.

A BasePoint fornece a assistência necessária em todo o processo de pedido de informação e partilha de dados antes do registo.

De forma a assegurar a segurança e que as substâncias cumprem todos os requisitos legais, a BasePoint disponibiliza uma equipa apta e com uma vasta experiência na elaboração dos manuais de utilização.

A BasePoint conta com uma equipa pronta para realizar todo o tipo de traduções. Desde documentos até ao rótulo do produto.

Disponibilizamos um serviço de apoio legal para todo o tipo de questões jurídicas relacionadas com os seus produtos.

Para avaliar a estabilidade do produto.

Quantificações de todo o tipo de substâncias.

Para as situações em que é necessário uma verificação da segurança.

Conte com a experiência e segurança da BasePoint. Com mais de uma centena de sistemas de boas práticas de fabrico implementados com sucesso.

Damos toda a assistência na implementação das boas práticas de distribuição na sua empresa.

Com profissionais experientes, realizamos auditorias aos espaços de fabrico e fazemos revisões documentais dos seus processos para que no final, tenha a certeza de que tudo está em conformidade com os mais recentes standards mundiais.

Garantimos a assistência e a implementação do seu sistema de qualidade.

Na BasePoint contamos com uma linha de produção capaz de dar resposta a todas as suas necessidades.

A BasePoint conta com uma extensa rede de contactos de fornecedores de matérias primas, ajudando-o a escolher o ingrediente certo para os seus produtos.

Somos experts em representação dos seus produtos na União Europeia e somos a sua Pessoa Responsável em toda a UE.

Facilitamos as ligações entre os seus produtos e às autoridades competentes. Temos uma vasta experiência em todo o tipo de registos.

Ajudamos com todo o processo de desalfandegamento dos seus produtos em toda a União Europeia.

Não encontra o que procura?

Contacte-nos

Perguntas frequentes

Quais as empresas que terão que respeitar e dar cumprimento ao disposto no regulamento REACH? 2017-02-20T17:53:38+00:00

Quase todos os setores de atividade terão responsabilidades no quadro do REACH, a título de exemplo, as empresas que utilizam substâncias químicas no sector têxtil, calçado, curtumes, construção, cerâmica, betão, cimento, vidro, madeira, produtos de limpeza, cosmética, tintas e vernizes, vestuário, papel, indústria gráfica, eletrónica, automóvel, plásticos, tratamento de águas, entre outras.

Qual a definição de distribuidor/retalhista? 2017-02-20T17:52:10+00:00

Um distribuidor é qualquer pessoa singular ou coletiva estabelecida na Comunidade, incluindo um retalhista, que apenas armazene e coloque no mercado uma substância, estreme ou contida numa preparação, para utilização por terceiros.

O que é um utilizador a jusante? 2017-02-20T17:50:52+00:00

Qualquer pessoa singular ou coletiva estabelecida na Comunidade, que não seja fabricante nem o importador, e que utilize uma substância, estreme ou contida numa preparação, no exercício das suas atividades industriais ou profissionais. Os distribuidores e os consumidores não são tidos como utilizadores a jusante. Os re-importadores são considerados utilizadores a jusante.

O que é um representante único? 2017-02-20T17:48:15+00:00

Um representante único é uma pessoa singular ou coletiva estabelecida na Comunidade nomeado por um fabricante/exportador exterior à UE que cumpre com todas as obrigações dos importadores. O representante único deve informar os importadores da mesma cadeia de abastecimento sobre a nomeação. Estes são tidos como utilizadores a jusante.

O que é um importador? 2017-02-20T17:47:21+00:00

Pessoa singular ou coletiva estabelecida na Comunidade que seja responsável pela importação. O importador é responsável pela introdução física no território aduaneiro da Comunidade de substâncias ou de artigos.

O que é um fabricante? 2017-02-20T17:46:50+00:00

Um fabricante é qualquer pessoa singular ou coletiva estabelecida na Comunidade que fabrique uma substância dentro da Comunidade. O fabricante produz substância ou extraí substâncias no estado natural, produção ou montagem de artigos.

O que se entende por substância? 2017-02-20T17:46:17+00:00

Uma substância é um elemento químico e seus compostos, no estado natural ou obtidos por qualquer processo de fabrico, incluindo qualquer aditivo necessário para preservar a sua estabilidade e qualquer impureza que derive do processo utilizado, mas excluindo qualquer solvente que possa ser separado sem afetar a estabilidade da substância nem modificar a sua composição.

Qual o campo de aplicação do REACH? 2017-02-20T17:45:08+00:00

O Regulamento REACH abrange o fabrico, a colocação no mercado e a utilização de substâncias – estremes, contidas em preparações ou em artigos – e a colocação no mercado das preparações.

O que é o GHS? 2017-02-20T17:42:35+00:00

O Sistema Mundial Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) é o sistema que permite uniformizar os dados a serem fornecidos sobre substâncias químicas perigosas (físicos, ambientais, de saúde e de segurança) a nível mundial através da harmonização dos critérios de classificação, regras de rotulagem e orientações sobre a elaboração de Fichas de Dados de Segurança.

O que é o regulamento REACH? 2017-02-20T17:40:42+00:00

O REACH é o regulamento (CE) nº. 1907/2006 do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de dezembro, relativo ao registo, avaliação, autorização e restrição dos produtos químicos. O REACH visa melhorar a proteção da saúde humana e do ambiente face aos riscos que podem resultar dos produtos químicos e promover igualmente métodos alternativos para a avaliação dos perigos das substâncias tendo em visa a redução do número de ensaios em animais.

O que é o CLP? 2017-02-20T17:39:20+00:00

CLP ou Regulamento CLP é o Regulamento (CE) nº. 1272/2008 de 16 de dezembro, relativo à classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas.

Links úteis

INFARMED